Qual ótica não gostaria de fazer negócios, continuamente, com potenciais clientes interessados e engajados com sua marca? Pois saiba que encontrar essas ótimas oportunidades de venda é possível por meio de técnicas de marketing digital e vendas.
Primeiro precisamos alinhar e saber quais são nossos clientes:
O público-alvo é um recorte, demográfico, socioeconômico e comportamental, principalmente, de quem tem potencial de compra futura do seu produto.
Já o cliente ideal, segue a descrição do tópico a acima; o consumidor ideal é quem mais se beneficiará com a compra do seu produto e lhe trará também mais lucro.
Por último, temos a persona. Um personagem fictício para representar seu cliente ideal, por meio de um retrato fiel ao seu comportamento e hábitos de compra.
Agora que você sabe quem é o cliente ideal, chegou a hora de saber como atraí-lo. O bom de ter o cliente ideal no seu radar é a maior possiblidade de ajustar suas campanhas de marketing de acordo com o seu perfil e direcionar melhor sua equipe de vendas. Depois, basta acompanhar e analisar os resultados para fazer melhorias contínuas!
Você não pode pensar que somente oferecer seu produto na comunicação da sua marca atrairá seu cliente ideal. Pelo contrário. Isso é um engano e maior erro cometido por muitas empresas. O que realmente atrai um cliente ideal é conteúdo de valor.
Aquele conteúdo útil, uma matéria em um blog, artigo, vídeo-aula, que irão ajudar seu cliente ideal a resolver um determinado problema do seu cotidiano. Por isso mesmo é tão importante compreender o comportamento e desafios enfrentados pelo seu cliente ideal no dia a dia.
E a melhor estratégia?
Você não pode vender somente com desconto. Pare de fazer isso agora mesmo. Você está diminuindo seu lucro e a percepção de valor da sua marca no mercado. Para isso deixar de acontecer na sua empresa, crie uma estratégia de vantagem competitiva. Ou seja, se você mostrar para seu cliente ideal que sua marca tem diferencial, seu valor de mercado aumentará. E o que seria diferencial? Aquilo que seus concorrentes não oferecem.
Aquilo que sua ótica tem de melhor para satisfazer a necessidade do seu cliente. Com isso, o seu cliente ideal topará pagar um preço maior, pois ele percebeu um diferencial de mercado maior na sua marca (vantagem competitiva – diferencial). Você deixará de ser visto como “somente mais um no mercado.”
Gostou da dica?