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Loja no Instagram: aprenda como criar uma para sua ótica

Se você trabalha com a venda de óculos e ainda não tem uma loja no Instagram, saiba que está perdendo a oportunidade de ganhar MUITO dinheiro, com esse recurso você pode criar posts, colocar preço nos produtos e inserir links que encaminham o usuário direto para a sua loja, sem pagar nada por isso!


Quer mais motivos para criar a sua loja no Instagram?


  • 90% dos usuários do Instagram segue uma empresa;
  • em uma pesquisa encomendada pelo Facebook Inc. 81% dos entrevistados disseram que o Instagram os ajuda a pesquisar produtos e serviços; 
  • 50% dos usuários do Instagram fica mais interessados em uma marca depois de ver um anúncio dela na plataforma; 
  • o número de usuários ativos da rede social já passou de 95 milhões no Brasil. 

Passo a passo para criar sua loja no Instagram


1 – Confirme a sua qualificação


Se a sua empresa ótica todos esses requisitos, você estará qualificado e poderá configurar o recurso Compras no Instagram, são eles:


  • estar localizada em um mercado disponível;
  • ter um produto qualificado;
  • estar em conformidade com o acordo de vendedor e as politicas comerciais da plataforma;
  • ter um domínio de site no qual você pretende vender.

2 – Migre para o perfil comercial no Instagram


Para converter o perfil pessoal para perfil comercial no Instagram siga estas etapas:


  • acesse as configurações do seu perfil no Instagram;
  • toque em “Conta” e em “Mudar para conta profissional”;
  • escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo”, “Empresa” etc;
  • selecione uma categoria que descreva melhor o que você faz;
  • escolha as opções de exibição do perfil.

Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta se tornar pública e seu perfil comercial no Instagram será criado com sucesso.


3 – Vincule a sua conta do Instagram à sua página do Facebook


Siga estas etapas para vincular sua conta comercial do Instagram a uma Página do Facebook.


  • acesse o perfil da sua empresa no Instagram;
  • selecione “Editar Perfil”;
  • sob a seção “Informações comerciais públicas”, selecione “Página”;
  • escolha a página do Facebook que deseja conectar;
  • caso você não tenha uma página no Facebook, selecione “Criar uma nova Página no Facebook”.

4 – Carregue o seu catalogo de produtos


O recurso Compras no Instagram é desenvolvido com o seu catálogo de produtos. 


  • Gerenciador de catálogos: é o método para fazer essa conexão por conta própria, localizado no Gerenciador de Negócios do Facebook;

5 – Faça a análise da conta


Depois de conectar um catálogo à sua conta do Instagram e cadastrar produtos, siga as etapas para enviar sua conta para análise. Normalmente, as análises de conta levam alguns dias, mas às vezes podem demorar mais.


  • acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque no ícone de três barrinhas;
  • selecione “Configurações”;
  • cadastre-se para o recurso “Compras”;
  • siga as etapas para enviar sua conta para análise;
  • a qualquer momento, acesse Compras nas Configurações para verificar o status.

Algumas empresas podem ser notificadas de que informações adicionais são necessárias para provar a propriedade do domínio do site.


6 –  Habilite o modo compras no perfil do Instagram


Depois que sua conta for aprovada, você poderá ativar os recursos Compras.


Caso você não encontre a opção “Compras” em “Configurações”, sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada para usar o recurso compras no Instagram.


  • acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque de três barrinhas;
  • selecione “Configurações”;
  • toque em “Empresas” e em “Compras”;
  • selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta;
  • selecione “Concluir”.

7 – Marque os seus produtos na loja do Instagram


Agora, que você já fez a parte trabalhosa é só criar um post com a foto do produto e escolher a opção “Marcar produtos”.

A opção de marcação aparece em lugares diferentes:


  • posts no feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas;
  • posts nos stories: a marcação de produtos fica dentro da aba de stickers.

Boas práticas para o Shopping no Instagram


De acordo com o Instagram for Business, existem uma série de boas práticas que quem pretende aproveitar a feature deve seguir. Veja:


  • crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra;
  • marque o máximo de produtos possível nas imagens. Isso ajudará o público a navegar;
  • DIVULGUE sua loja no Instagram! Use o Stories para isso (faça um tutorial ensinando a navegar pelo feed da loja);
  • use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel;
  • tenha certeza de que as marcações estejam corretas! Isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e também na sua loja virtual.


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