Agora, é possível enviar e receber dinheiro diretamente nas conversas com contatos da plataforma, a ferramenta se chama WhatsApp Pay, permite a realização de pagamentos e transferências dentro da plataforma de mensagens instantâneas. Aprovado pelo Banco Central no dia 30 de março, o lançamento do serviço ocorre nesta semana, desde terça-feira (4), com sua disponibilização gradual para os consumidores que utilizam o aplicativo nos sistemas Android e iOS.
Utilizando cartões pré-pagos, de débito ou múltiplos com função de débito, será possível enviar e receber dinheiro como parte das interações através da plataforma, diretamente nas conversas. Em um primeiro momento, o novo recurso só permitirá transações entre pessoas físicas.
Utilizando cartões pré-pagos, de débito ou múltiplos com função de débito, será possível enviar e receber dinheiro como parte das interações através da plataforma, diretamente nas conversas. Em um primeiro momento, o novo recurso só permitirá transações entre pessoas físicas.
Apesar de não cobrar pela ferramenta, o WhatsApp informou que taxas poderão ser impostas por parte da operadora, pelo uso de dados móveis, e do banco, pelo uso do cheque especial. Nove instituições financeiras já aderiram à novidade: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, além das bandeiras internacionais Visa e Mastercard. O processamento é feito pela Cielo.
O serviço permitirá até 20 transferências por dia, com até R$ 1 mil por operação, sendo R$ 5 mil o limite mensal.
Para garantir a segurança dos usuários, a empresa destacou ainda que os dados do cartão utilizado são protegidos com criptografia e as transações são aprovadas apenas através dos dados biométricos registrados no smartphone do usuário ou o PIN do Facebook Pay – recurso da empresa-mãe do WhatsApp que deve ser habilitado nas configurações do aplicativo para viabilizar a funcionalidade.