São muitas as questões para se atentar antes de abrir uma ótica. Selecionamos os pontos mais importantes. Acompanhe:
1- Ponto comercial
O primeiro passo é se informar em relação ao melhor local para a abertura da loja, muitas óticas preferem se instalar em shoppings e galerias comerciais. A vantagem é o maior fluxo de pessoas, segurança e todas as facilidades que esses espaços oferecem. A parte ruim são os alugueis, geralmente bem mais caros que num ponto comercial convencional.
Já as lojas de rua podem sair na frente ao oferecer um ambiente com identidade e personalidade comercial própria. Vale lembrar que óticas não demandam grandes espaços e podem ser iniciadas em pontos menores e com um time reduzido de atendentes. Isso representa mais economia e facilidade para o comerciante em início de carreira.
2- Atendimento
Eis uma das questões mais importantes na hora de iniciar uma ótica. Um bom time de vendedores fará toda a diferença na hora de cativar sua clientela. Lembre-se: óticas não vendem apenas óculos, mas bem-estar, qualidade de vida, segurança, beleza, autoestima.
É essencial treinar bem seus funcionários para que estes possam sempre oferecer a melhor recomendação de óculos para os mais diferentes tipos de clientes.
3- Equipamentos e estoque
O maquinário utilizado para confecção de lentes irá representar a maior parte dos gastos na hora de iniciar uma ótica. Uma opção é firmar parcerias com óticas maiores e laboratórios para terceirização da confecção de lentes.
De todo modo, alguns equipamentos são essenciais e não é recomendado abrir uma ótica sem eles.
Confira a lista:
- Pupilômetro: aparelho que permite medir a distância entre a pupila e o nariz.
- Ceratômetro: aparelho para medição da curvatura dos olhos.
- Lensômetro: aparelho para medir o grau das lentes.
- Equipamentos de suporte ótico: ferramentas padronizadas para pequenos reparos como apertar parafusos, ajustar hastes ou encaixar lentes.
Outra questão importante é o gerenciamento de estoque. O ideal é ter um controle rigoroso sobre as vendas para compreender a demanda do público.
4- Administração e afins
A gerência de uma ótica deve ser pensada tendo em vista sempre a otimização do espaço e o bom atendimento. Um ambiente limpo, organizado e claro é fundamental para que o cliente compreenda os valores de sua empresa.
Quando falamos em óculos, é essencial vender conceitos como:
- Segurança: sua ótica precisa ser um local onde o cliente se sente seguro e acolhido. O atendimento deverá oferecer clareza nas informações, garantindo que o consumidor sempre encontre a melhor opção de produtos.
- Qualidade: óculos são produtos feitos para durar e a maioria dos clientes está disposta a pagar um pouco mais por um produto premium.
- Suporte: óculos são produtos que podem apresentar vícios com o uso. Hastes soltas, lentes arranhadas e outros problemas são comuns. Essa é a chance de fidelizar o cliente e oferecer um excelente serviço de pós-venda.
5 – Sistema de Gestão
Neste nós somos especialistas e garantimos que podemos lhe trazer as melhorer informações do mercado, se você precisa desse item é só nos avisar, vamos lhe apresentar o que há de melhor no mercado.