O Pix, como sabemos, é algo recente em nosso cotidiano. Ele começou a ser desenvolvido em 2018, por um grupo de estudo do Banco Central do Brasil. Foram longos meses de testes até ser lançado em 2020 e rapidamente virar uma febre entre os brasileiros.
De acordo com o Banco Central, o Pix surgiu como um meio de digitalizar os pagamentos e tornar mais seguras as operações financeiras.
Nesse artigo veremos como o Pix está sendo utilizado pela população, o que é o Pix Dinâmico e sua importância para a rotina de uma ótica.
O uso do Pix pelos Brasileiros
Para ter uma ideia, do seu lançamento até o final de 2023, foram movimentados R$ 17,1 trilhões, um aumento de 57,8% em relação a 2022. O impacto é tão grande na rotina do brasileiro que o uso do dinheiro físico, que já havia sido reduzido nos anos de pandemia, caiu 7,7% de 2022 para 2023.
E o sucesso do Pix não para por aí. Dados do Banco Central apontam que aproximadamente 95% da população brasileira já fez seu cadastro no Pix, são 194 milhões de CPFs registrados na plataforma digital. Outro número interessante é que 71,5 milhões de usuários, que não tinham conta em banco, foram incluídos no sistema bancário.
Entre os comerciantes, o Pix já é o preferido. Utilizado em 29% das transações no varejo, o Pix é mais usado do que o cartão de crédito ou qualquer outro meio de pagamento.
O que é o Pix Dinâmico
O Pix, nós sabemos, acontece sempre de uma conta a outra, através de uma chave PIX. A chave pode ser o CPF, CNPJ, número do celular, e-mail ou chave aleatória. Para a transferência entre pessoas, o sistema se mostrou perfeito, mas no momento em que começou a ser utilizado para compras de serviços e produtos de empresas, o risco de fraudes aumentou para aqueles que recebiam várias transferências por dia.
Trabalhadores autônomos e pequenos comércios até conseguiam dar conta de conferir a entrada do Pix em tempo real. Agora, imagine uma grande loja, que vende dezenas de peças por dia. Como conferir o recebimento um a um? Como validar o comprovante que está sendo mostrado na tela do celular do cliente?
Essa dificuldade foi sanada com o QR Code Dinâmico. Ele é gerado especificamente para uma determinada compra, com o valor da transação e outras informações, como regras de cálculo de juros, multa, descontos etc. Com esse processo é possível ter uma confirmação automática de que o dinheiro caiu na conta e a transação foi concluída, sem que o vendedor precise acessar a conta-corrente para fazer a verificação.
Cada QR Code Dinâmico é único, como o código de barras de um boleto, por isso é possível vincular o pagamento a uma venda, pois ele só permite uma única operação para cada cobrança gerada.
Pix Dinâmico para Óticas
A chegada do Pix Dinâmico foi o ponto de virada na vida de clientes do varejo e dos lojistas, deixando a transação mais segura e rápida. Por isso, a Arquem desenvolveu essa integração para o Registro Base. Agora a sua ótica pode contar com o pagamento através do Pix Dinâmico, onde o sistema faz a verificação automática e imediata se o valor entrou na conta-corrente.
Somos o primeiro sistema exclusivo para óticas a oferecer essa facilidade.
E você, quer implementar o QR Code Dinâmico na sua ótica? Entre em contato com nossos especialistas.