Neurociência é a área de conhecimento dedicada ao estudo do sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento, estrutura, desenvolvimento e eventuais alterações.
A partir dessas informações, os profissionais de neuromarketing podem elaborar estratégias que influenciam os consumidores a se interessarem por uma marca, produto ou solução, de forma tanto consciente quanto inconsciente.
Apesar das pessoas serem muito diferentes e lidarem de formas distintas com os estímulos, há certas táticas que, de modo geral, funcionam muito bem, por isso separamos algumas dicas que realmente dão certo para você!
1– Trabalhe com os sentidos
Concentrar-se em recursos sensoriais é uma maneira de impactar o consumidor por meio da experiência. O cérebro tem um enorme domínio sobre o processamento de estímulos visuais, por isso esse é o primeiro sentido para ter em mente ao criar ações de comunicação.
Pense nas sensações que as cores são capazes de causar, o azul por exemplo transmite segurança e confiança, o verde passa a ideia de paz e saúde, o amarelo indica clareza e otimismo etc.
Considere também o uso de imagens de rostos humanos, já que costumamos criar uma conexão imediata com fotos do gênero, o que dá a elas certo poder de persuasão.
2 – Adicione carga emocional
O que impulsiona a tomada de decisão é principalmente o subconsciente, uma vez que inicialmente não envolve a parte cognitiva do cérebro. Para conduzir a ação que você está pretendendo, acione o ponto de dor emocional do consumidor.
Um achado interessante utilizado por neuromarketing é que as pessoas estão mais preocupadas com o que podem perder do que ganhar. Por essa razão que liquidações por tempo determinado ou ações com limite de produtos funcionam tão bem, como a Black Friday.
3 – Use a palavra “você”
Especialistas em neuromarketing afirmam que por ser responsável pela própria sobrevivência, a parte primitiva do cérebro é essencialmente egoísta. “Em poucos segundos, o cérebro reptiliano quer saber o que você pretende fazer para ele”, conta Dooley.
Como estratégia para atrair rapidamente a atenção do consumidor, o pesquisador recomenda fazer uso da palavra “você” e fornecer imagens do ponto de vista do consumidor. Ou seja, sempre prefira uma linguagem direcionada e pessoal em sua comunicação.
O que você achou deste artigo? Gostou de saber como funciona uma estratégia de neuromarketing e algumas das suas táticas mais importantes?
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