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4 Ações para você vender mais nos dias das mães, simples assim.

O movimento geralmente se concentra somente nos últimos dias da semana do evento como pudemos identificar na pesquisa de 2020 e 2021. Já em 2022 o maior movimento aconteceu no inicio da semana do evento. Espera-se que em 2023 a tendencia seja a mesma.


Geralmente as vendas crescem em cerca de 25%. Outro índice que encontramos é que 4% dos consumidores voltaram a comprar na mesma loja. Enfim os resultados das pesquisas apontam para a importância de focar no relacionamento com os clientes tanto quanto na atração de novos consumidores.


O Dia das Mães movimenta bilhões de reais em compras, e em 2023, não é diferente. Para você ter uma ideia, em 2022, o varejo faturou R$ 6,4 bilhões na data, segundo o Relatório Dia das Mães 2022 feito pela All in.


Vamos lá então, vamos te ajudar a impulsionar seus resultados, daremos algumas dicas para aumentar suas vendas neste dias das Mães 2023.


1 Seu público alvo merece que elabore uma campanha criativa de Dia das Mães

 

Então neste momento você pensa que é fácil… vou fazer uma campanha direta para as mães que usem óculos como assessórios ou até mesmo que precisem por alguma deficiência visual. Ai que você tem que tomar cuidado, Nesse ponto, lembre-se de que os compradores da data geralmente não são as próprias mães, mas pessoas que querem presenteá-las.


Você tem que fugir das coisas mais comuns, não use estereótipos relacionados a maternidade. Existem diferentes tipos de mães, com idades, ocupações, hábitos e interesses variados. Não faça igual a todo mundo, faça algo que diferencie o seu negócio no mercado.


Para facilitar podemos apontar que seu público alvo é composto pelos filhos e geralmente os maridos que ajudam os filhos com os presentes. Não se engane eles precisam de ajuda muitas vezes e você tem que estar alí para ajuda-los com seus produtos. 😊


2 Está na alma do Brasileiro a famosa promoção e não podemos então esquecer de pensar em algo que chame a atenção do nosso público.

 

Bem, por onde começar? Alguns resultados apontam que Bebidas, Alimentação, Eletroeletrônicos são de longe os itens mais procurados nesse período. Então uma ótima estratégica é associar algo dos gêneros procurados com o seu produto. Um sorteio de um Jantar, almoço ou até mesmo buscar uma parceria onde a pessoa que compre determinado valor ganhe algo do gênero que se mais procura.


Não se prenda em querer se livrar de mercadorias paradas no seu estoque, se prenda a oferecer desconto em seus produtos de valor agregado que mesmo com o desconto dado te deixe uma margem de lucro interessante, depois você se preocupa em tentar se desfazer dos produtos encalhados. Se concentre em gerar resultado.


Você pode planejar pequenas surpresas para os consumidores, como a possibilidade de enviar um cartão personalizado, uma embalagem especial ou um brinde junto da compra.


3 O ambiente é muito importante, prepare sua loja com carinho que sua mãe merece.

 

Uma boa vitrine, uma boa iluminação, simpatia e prontidão dos atendentes e um bom cheirinho de café, pode cativar as pessoas passante a entrar e aí você já está a um passo da venda.


Ao invés de fazer o consumidor ficar procurando pelos itens no estabelecimento, monte uma área específica com tipos de produtos que poderiam ser dados como presentes.


Há filhos que não sabem muito bem o que comprar e sempre pedem ajuda para o vendedor. Se você seguir a minha dica, basta levá-lo até esse espaço e mostrar as opções.


E aqui já aproveito para deixar uma segunda e importantíssima estratégia: treine sua equipe. Não adianta deixar a loja linda, porém não ter vendedores capazes de receber os consumidores. Ensine como o atendimento deve ser feito e mostre que manter a positividade é essencial.


4 Mídias sociais, internet, WhatsApp devo me preocupar?

 

Se você se faz essa pergunta, lamento te informar que você está muito atras de sua concorrência, é vital estar nesse universo. Mas não estou preparado o que faço agora?


Se concentre nas mídias sociais e te garanto que se você faz o básico que é pegar os dados dos seus clientes nas vendas que já realizou, provavelmente tem o celular, email ou alguma forma de contato com seu cliente. Em suma, como se fala na internet: dados é o novo ouro do futuro. Na realidade para mim dados é o ouro da atualidade.


Enfim você já possui uma base para fazer um planejamento estratégico de venda ativa com seus clientes.


As redes sociais são um ótimo canal para interagir com o público da sua loja e fazer ações de engajamento. Você pode desenvolver um cronograma especial para o Dia das Mães, misturando anúncios promocionais com conteúdos que gerem valor para a audiência.


Algumas ideias são publicar guias de presentes para cada tipo de mãe, compartilhar dicas do que fazer para comemorar a data e promover quizzes e enquetes temáticas nos Stories do Instagram.

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