Você sabia que o mercado óptico está em amplo crescimento no Brasil? O setor apresenta boas oportunidades para os empreendedores, especialmente para os que investem em inovação e tecnologia.
Compreender as características desse mercado e estar atento às mudanças pode ser o diferencial para sua ótica. Assim, além de não ficar para trás da concorrência, o seu negócio ainda pode crescer.
Neste artigo, mostramos as maiores curiosidades do mercado óptico. Confira um amplo panorama do setor, com informações como os produtos mais vendidos, as formas de pagamento mais usadas, as principais tendências, dentre outros. Siga na leitura!
Saiba quais são os produtos mais vendidos no mercado óptico
Entender o que está acontecendo no mercado óptico é essencial para conseguir tomar melhores decisões, aproveitar oportunidades e fazer sua ótica se destacar no segmento. Para isso, o primeiro passo é compreender o que o cliente quer, inclusive os produtos mais procurados e vendidos.
Só assim, você pode oferecer na loja aquilo que os clientes precisam e tem chances de ampliar as vendas do seu estabelecimento. Compreenda a seguir quais são os produtos mais vendidos no mercado.
Armações de óculos
No topo do ranking de produtos mais vendidos, estão as armações de óculos — tanto de grau como de sol. Em diferentes cores, materiais e espessuras, as armações têm se mostrado a principal fonte de faturamento das óticas. É comum nas óticas a venda de mais produtos importados do que nacionais. Muitas vezes, ainda se acredita que os produtos oriundos do exterior tenham melhor tecnologia e qualidade.
Nesse contexto, vale lembrar também do crescimento da venda de óculos de luxo. Mais do que simples próteses para correção de distúrbios visuais, os óculos têm se transformado em um acessório de moda.
Mesmo com pouco tempo de uso, muitas pessoas já optam fazem a troca de armações apenas para seguir as tendências do mercado e se manter na moda. Isso pode ser uma oportunidade interessante para as óticas que souberem investir em produtos de marcas famosas e mais procuradas pelo público.
Lentes de óculos
Logo em seguida, estão as lentes de óculos de grau e de sol. A busca por uma melhoria na qualidade da visão tem levado os consumidores a não apenas buscar lentes que corrijam os problemas apontados pelos oftalmologistas, mas também tragam mais conforto no uso.
Os clientes estão, por exemplo, dispostos a pagar mais por lentes cada vez mais finas, mais leves, com antirreflexo, que sofram menos possibilidade de riscos e quebra ou que tenham outras vantagens para o usuário.
Lentes de contato
As lentes de contato não costumam representar um número elevado do faturamento das óticas por ainda serem adquiridas com maior frequência em clínicas oftalmológicas. Contudo, apesar da baixa margem de lucro em comparação com os óculos, elas também são importantes para conseguir vender mais no seu estabelecimento, especialmente as lentes com função estética.
Não raro, esses produtos oftalmológicos exigem que o usuário volte à ótica mais de uma vez por ano para fazer a reposição dos conjuntos de lentes adquiridos. Nesse contexto, o investimento no bom atendimento é fundamental para que os consumidores confiem na sua ótica e tenham vontade de retornar para comprar — ou seja, para que haja uma fidelização de clientes.
Acessórios
O estoque do seu ponto comercial também deve conter outros produtos relacionados ao mercado óptico, como flanelinhas de limpeza, estojos de óculos, cordões e correntes para armações, líquidos para limpeza de óculos etc.
Apesar de não serem o foco das óticas, esses acessórios podem ser uma maneira de incrementar o faturamento das lojas, especialmente se o ponto de venda tiver uma organização que favoreça a comprar por impulso. Por exemplo, se eles estiverem bem visíveis e próximos aos caixas, para que os clientes cogitem adquiri-los junto com os seus óculos.
Além disso, entre os produtos mais vendidos no mercado óptico, sobretudo para o público feminino, há algumas tendências atuais que precisam ser destacadas, como óculos com:
• cores metalizadas;
• estilo vintage;
• lentes redondas;
• armações em transparência.
Já para o público masculino, os óculos estilo aviador ainda fazem muito sucesso, especialmente entre os óculos de sol, além do tipo flat, com lentes planas com a parte superior reta e ângulos e linhas muito bem definidos.
Conheça as formas de pagamento mais comuns no mercado óptico
Os empreendedores precisam ficar atentos às oportunidades do mercado para as óticas. Oferecer óculos luxuosos pode ser uma maneira de conquistar públicos de maior poder aquisitivo, por exemplo. Já produtos com preços mais acessíveis atraem uma cartela de consumidores com menos afortunados, mas que também são relevantes para o sucesso de um negócio.
Além do material, da qualidade e do preço do produto, tem um outro fator que afeta a decisão de compra de um consumidor nas óticas: as formas de pagamento. Mais opções de pagamento significa mais oportunidades de vendas para um estabelecimento comercial.
É preciso ficar atento às formas de pagamento mais comuns no mercado óptico.
Cartão de crédito
Esse é o meio de pagamento mais utilizado nas óticas. Além de ser um meio seguro e prático, o cartão de crédito tem a vantagem de oferecer alternativas para parcelamento da compra. Assim, muitos clientes preferem essa opção na hora de adquirir um produto.
Para as óticas, também é vantajoso oferecer esse tipo de pagamento. Hoje em dia, poucas pessoas andam com grandes quantias de dinheiro, então — como muitos óculos e outros produtos ópticos têm um valor elevado — não aceitar cartão de crédito pode fazer a loja perder vendas.
Cartão de débito
Para aceitar cartões de crédito e débito, os estabelecimentos comerciais precisam investir em soluções de transferência eletrônica de pagamentos e, por consequência, pagar taxas para as operadoras de cartão e outras empresas envolvidas.
Ainda assim, vale mais a pena considerar oferecer essas formas de pagamento do que correr o risco de perder oportunidades de venda.
Enquanto alguns clientes preferem parcelar a compra no cartão de crédito, há quem opte por pagar diretamente com o dinheiro disponível na conta, no débito.
Outros meios
Dinheiro, cheques, crediários, carnês e promissórias também são meios de pagamentos ainda utilizados em algumas óticas. Esses últimos, no entanto, exigem atenção. Há um grande risco de inadimplência por parte dos clientes, por exemplo, com cheques sem fundo ou com a ausência de pagamento de parcelas.
Nesse quesito, fornecimento de alternativas de pagamento por cartão é mais vantajoso, já que o risco de inadimplência é repassado para as operadoras de cartões e bancos do cliente. Assim, a ótica tem mais tranquilidade e segurança.
Invista no conforto para ter sucesso no mercado óptico
Óculos são um acessório utilizado constantemente por seus usuários. Assim, eles precisam ter um apelo estético e resolverem as dificuldades visuais para que foram projetados, mas também serem confortáveis e resistentes.
Nisso, os investimentos em inovação e tecnologia têm sido essenciais para que o segmento continue em crescimento. Hastes mais flexíveis, plaquetas mais confortáveis, armações mais ergonômicas e lentes mais finas e leves são algumas novidades que têm aumentado o conforto dos usuários de óculos e feito sucesso no mercado óptico.
Armações mais resistentes e apropriadas para práticas esportivas também são produtos procurados por clientes que desejam ter mais conforto ao realizar atividades físicas. Assim, devem ser cogitados pelas óticas para aumentar a clientela.
O conforto está, inclusive, nas lentes e na busca por mais nitidez da visão. Como cada vez mais as pessoas passam boa parte do dia olhando para a tela do celular ou em frente ao computador, o mercado tem investido em lentes que filtram luminosidades distintas e cansam menos a vista, por exemplo.
Na indústria, há diversas novidades que podem trazer mais conforto para os usuários. Em feiras do setor, como a Expo Ótica, é possível conferir as tecnologias mais modernas do mercado óptico, por exemplo: hastes que podem dar giros de até 360 graus e armações feitas de materiais mais sustentáveis, como fibra de coco e madeira.
Tudo isso tende a deixar os óculos mais acessíveis e fáceis de usar, mas também agregam valor os produtos. O investimento em conforto é também uma forma de competir com a pirataria. Como os preços no mercado ilegal são bem menores, resta as óticas destacarem a qualidade de seus produtos para conseguir ter mais vendas.
Entenda a importância dos óculos de sol no mercado óptico
De acordo com um levantamento da Associação Brasileiras das Indústrias Ópticas (Abióptica), o faturamento do setor já ultrapassou a marca de R$ 21 bilhões. Entre os produtos vendidos estão soluções para corrigir problemas de visão, mas outro item bastante procurado pelo público são os óculos escuros.
Além de oferecerem proteção contra os raios solares e, consequentemente, prevenirem o aparecimento de doenças e o envelhecimento precoce do olho, esse tipo de óculos é um acessório importante da indústria da moda.
De fato, as marcas de luxo são um objeto de desejo para muitos clientes e movimentam bilhões em vendas. Portanto, não devem ser ignoradas pelos estabelecimentos comerciais do setor óptico.
Nas coleções, há várias opções de óculos de sol, incluindo uma grande variedade de modelos, formatos, materiais e cores das armações e lentes — dos mais clássicos ao mais arrojados. Esses itens, que protegem a saúde dos olhos e embelezam o visual, são um sucesso de venda tanto pelos modelos masculinos como femininos.
Por isso, podem ser uma boa oportunidade financeira para as óticas que souberem aproveitar a demanda do mundo fashion. Os óculos de sol podem, inclusive, ser promovidos de acordo com a estação do ano e as tendências da moda.
Nesse segmento, a produção de produtos ópticos enfrenta o monopólio de grandes corporações como Luxottica e Safilo. No entanto, empresas independentes e que oferecem soluções diferentes e inovadoras para os clientes também têm seu espaço, especialmente em nichos de mercado.
Para as óticas, vale acompanhar as tendências do mercado, compreender os interesses dos seus consumidores e disponibilizar óculos de sol que atendam esses desejos. Nesse contexto, uma estratégia interessante para aumentar as vendas é fazer o cadastro de clientes.
Com um banco de dados sobre os clientes, você pode acompanhar os produtos mais comprados por cada um e valores gastos, além de ter uma forma de se comunicar com os seus consumidores. Assim, é possível fazer ofertas e promoções personalizadas, por exemplo.
Pesquisas mostram que os clientes gastam, em média, entre R$ 300 a 400 na compra de óculos de sol — e de também de grau. Então, investir no relacionamento com o cliente é a chave para aumentar esse ticket médio e ter sucesso no seu negócio.
Quais são as principais tendências para ter sucesso no setor?
Com um faturamento de bilhões, o mercado óptico é extremamente relevante para a economia brasileira. Há muitas oportunidades para empreendedores no setor, já que cerca de 70% dos adultos precisam lentes corretivas para ver de maneira adequada.
Para ter sucesso, é importante se manter atualizado e buscar constantemente alinhar os produtos oferecidos com as tendências do segmento. Pensando nisso, comentamos neste tópico algumas estratégias que você pode adotar na sua ótica.
Estudos sobre os hábitos dos clientes
Não só em óticas, mas para qualquer tipo de empresa, compreender o seu público é primordial para tomar decisões sobre produtos vendidos, estratégias de venda e, basicamente, qualquer ação. Assim, é importante ficar atento às pesquisas e publicações do setor óptico, além de fazer estudos de mercado e coletar informações sobre os clientes que sua ótica já tem.
Qual o seu cliente ideal? Quais seus hábitos? Necessidades? Características? Pense nisso e atue especificamente em busca deste público. No Brasil, estatísticas mostram que a classe B é a que mais consome produtos ópticos, sendo responsável por metade do faturamento setor. Contudo, as classes C e A também têm um papel consumidor relevante.
Dessa forma, você pode mirar em algum desses públicos específicos. Por exemplo, com virando o foco da sua ótica para a venda de produtos com preços mais acessíveis e opções de parcelamento por cartão de crédito ou, pelo contrário, no fornecimento de óculos de luxo. Seja qual for o público da sua loja, você precisa entendê-lo.
No país, dados mostram que as regiões com maior comercialização de produtos ópticos são o Sudeste, com 56,7% do consumo, e o Nordeste, com 17,7%. Entretanto, as outras regiões também oferecem boas oportunidades de vendas para quem souber aproveitar. No Sul, o consumo é 15,4%, seguido por 6,6% no Centro-Oeste e 3,6% no Norte.
Apesar das vendas por e-commerce virem crescendo, muitos clientes ainda preferem ir a lojas físicas experimentar o produto, antes de comprar. Lojas de rua e de shoppings têm a preferência dos consumidores. Mas, há quem compre em quiosques, lojas de departamento, por catálogo e até em camelô — mesmo com os riscos que os óculos falsificados podem trazer para saúde.
A necessidade ainda é o que atrai boa parte dos clientes para as óticas, embora a indústria da moda também influencie nas compras, sobretudo, de óculos de sol. Então, é válido escolher um local estratégico para o seu ponto comercial, que seja próximo de clínicas oftalmológicas e hospitais, de preferência, especializados em problemas de visão. Lugares com grande movimentação de pessoas também devem ser considerados.
Em relação ao hábitos de consumo, o público do mercado óptico leva em conta alguns aspectos da loja antes de decidirem comprar, como:
• vitrine;
• diversidade de produtos;
• ambientação do espaço;
• atendimento e serviços disponibilizados.
Com a compreensão de aspectos como esses é possível adequar as estratégias do empreendimento ao seu público específico e ter resultados mais satisfatórios. As ações de marketing também devem levar em consideração o perfil dos clientes para que os consumidores certos sejam impactados.
Investimento em treinamento das equipes
Outra tendência é que as óticas fiquem mais especializadas e foquem na melhoria do atendimento ao cliente. Desse modo, é determinante investir no treinamento do time de vendas.
Lembre-se que vendedores que conhecem bem os produtos ofertados e sabem atender com assertividade transmitem mais confiança para os clientes. Sem um treinamento adequado dos colaboradores, a ótica pode prejudicar o seu desempenho no mercado e até ser incapaz de crescer como o esperado.
De fato, um bom atendimento ajuda a conquistar os clientes e diferenciar sua ótica dos concorrentes. Por isso, forneça possibilidades para que os funcionários desenvolvam competências como negociação e comunicação assertiva, além de capacitações para prepará-los a compreender melhor os produtos vendidos e entender características como os tipos de lentes, modelos adequados para cada rosto etc.
Os atendentes precisam ser bem-informados — para tirar possíveis dúvidas — e pacientes, já que os clientes costumam experimentar e conferir como os produtos ficam no rosto antes de comprarem.
Como os gestores têm papel fundamental para o crescimento de um negócio, eles precisam ter uma atenção especial e cursos que ajudem a desenvolver a capacidade de liderança. Dessa forma, eles serão mais capazes de motivar as equipes e manter o negócio em crescimento.
Além de vendedores e gestores, há outros colaboradores que fazem parte da rotina de uma ótica, como pessoal de limpeza e conservação, funcionários dos caixas e, em alguns casos, optometristas. É importante que toda a equipe esteja qualificada para que a loja possa ser mais produtiva e tenha melhores resultados.
Aproveitamento da internet para divulgação
Você já usa a internet para divulgar sua marca? A jornada do cliente atual inclui, não raro, uma procura no Google e outros sites de busca pelos preços e informações sobre os produtos — mesmo que muitos prefiram depois ir a uma loja física para comprar os óculos.
Os clientes gostam de se manter bem informados e são ativos na busca de informações sobre os produtos que desejam comprar. Desse jeito, as empresas não podem negligenciar o poder da internet.
Elas precisam estar presentes na web e nas redes sociais. Esses canais acabam sendo, muitas vezes, os principais meios de comunicação com o consumidor e de manutenção de um relacionamento com o cliente.
A internet pode servir para promover a ótica, manter um diálogo com o público e divulgar campanhas e promoções. Ao traçar boas estratégias de marketing, você pode otimizar o crescimento do seu negócio.
No marketing, é relevante focar na atração de clientes, com divulgação de informações sobre sua ótica, seus produtos e outros conteúdos que atraiam o público. Mas também, é uma boa trabalhar para manter os consumidores que já são fiéis a sua marca, com ações de pós-venda, por exemplo. Isso inclui o envio de e-mails com promoções exclusivas e a comunicação por redes sociais.
Uso de sistemas de gestão
A otimização de processos em óticas deixa os clientes mais satisfeitos, reduz custos, aumenta a eficiência do negócio, facilita a tomada de decisão e traz uma melhoria para os resultados.
Nessa situação, uma solução que as óticas estão aderindo cada vez mais é o uso de softwares de gestão. Esse sistema permite ter mais controle das vendas realizadas, acompanhar o estoque, verificar os valores de comissão para cada funcionário, manter o cadastro de clientes, reduzir custos internos, integrar os canais de venda, dentre outras vantagens.
Assim, um sistema completo faz toda a diferença para que sua empresa tome decisões mais adequadas e tenha melhores resultados no mercado. De fato, só com um bom controle e organização, seu empreendimento poderá ter um crescimento sólido e adequado ao longo do ano.
Alguns sinais da necessidade de um sistema como esse são, por exemplo, desorganização financeira, falta de controle do estoque, problemas com notas fiscais, baixa lucratividade e dificuldade de tomar decisões, sobretudo, acertadas.
Como vimos, para fazer uma boa gestão de óticas, é importante conhecer bem o mercado óptico, os produtos mais vendidos, as tendências e outras curiosidades. Mais ainda, se manter atualizado sobre as novidades do setor pode ser um passo importante para se diferenciar da concorrência e fazer sua empresa crescer.
Como vimos, para fazer uma boa gestão de óticas, é importante conhecer bem o mercado óptico, os produtos mais vendidos, as tendências e outras curiosidades. Mais ainda, se manter atualizado sobre as novidades do setor pode ser um passo importante para se diferenciar da concorrência e fazer sua empresa crescer.
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